A Baixada Santista pode ser a primeira região brasileira a utilizar o VLT

As obras do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai modernizar o transporte público da região, tiveram início na manha do dia 29 de maio de 2013, na avenida Conselheiro Nébias.
 O trecho inicial, entre Barreiros (São Vicente) e a Conselheiro Nébias (Santos) tem 9,5 km e será servido por um terminal (Barreiros), uma estação de transferência (Centro de São Vicente), um pátio de apoio do
VLT  e 11 estações de embarque/desembarque (seis em São Vicente e cinco em Santos). A previsão é que as obras sejam finalizadas em junho de 2014.


A proposta do projeto do Veículo Leve sobre Trilho é a solução de transporte coletivo para a Região Metropolitana. Um modelo de carro exclusivamente elétrico seria utilizado por ser mais silencioso, não-poluente e baixo, o que dispensa a necessidade de plataforma para embarque dos passageiros. No projeto original elaborado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), a composição utilizada seria movida a diesel ou com motor diesel-elétrico.



O primeiro trecho do VLT, que terá 11 quilômetros de extensão e ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Avenida Conselheiro Nébias, em Santos.
O segundo trecho, com 6 quilômetros, vai da Conselheiro Nébias até o Valongo e começará a ser feito em junho.
Serão gastos cerca de R$ 900 mil nos dois primeiros trechos, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
O projeto total prevê, ainda, mais 24,3 km de linhas de VLT e a reestruturação do sistema de ônibus intermunicipais.
Quando estiver pronto, o VLT ligará Santos, São Vicente e Praia Grande por meio de sistema de transporte sobre trilhos de média capacidade, semelhante a um grande bonde.
A expectativa da EMTU é de que 23% dos ônibus sejam retirados das ruas.

A Baixada Santista pode ser a primeira região brasileira a utilizar o VLT - projetado para transportar 135 mil passageiros por dia - seguindo os exemplos da França, Alemanha e Estados Unidos.

Outros trechos incluídos no projeto: Peruíbe-Imigrantes e Cubatão (Cosipa)-Valongo, por Unidade Móvel Diesel Elétrica (DMUE). Na fase final estão previstos os trechos Avenida Conselheiro Nébias-Ponta da Praia, pela Avenida Afonso Pena; e São Vicente-Valongo, pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, também por VLTs. 

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