Base Aérea de santos

A Base Aérea de Santos funciona como uma pequena comunidade com vida própria. Localizada em Vicente de Carvalho, Guarujá, ela foi fundada no dia 22 deste mês, há 71 anos, e integra o Comando Aéreo de Treinamento do Ministério da Aeronáutica.

                    

Cerca de 800 militares moram na Base, muitos com suas famílias em casas e outros nos alojamentos, e o local tem até mesmo um prefeito indicado, capela e um cinema. O restaurante funciona em um enorme salão com uma refeição simples mas bem preparada.



A Base Aérea é a única unidade militar no Brasil onde funciona um curso de piloto de helicóptero, que até o ano passado atendia o pessoal do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Militar e organizações de outros países.



Esse ano, excepcionalmente, o curso foi apenas para os recém-promovidos a oficiais aviadores da FAB. O curso tem 25 instrutores, que também executam outras funções.

 O Comando Geral de Operações Aéreas do Ministério da Defesa decidiu transferir o curso de formação de pilotos de helicóptero da Base Aérea de Santos para uma unidade militar localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Essa decisão deve provocar a desativação da Base Aérea, que funciona desde 1922 no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.



A desativação será feita para a preparação do aéroporto metropolitano,veja as imagens da base via satélite aqui ou mais fotos da base aérea de Santos neste site : amigos da base aérea

9 comentários:

  1. o comando geral da eronáutica, devia decidir que deixasse o curso de piloto de helicópetero, na base aérea de santos e abrisse uma em natal.
    com essa notícia ficará mais dificíl de realizar meu sonho de piloto de avião e helicópetero.

    abraços!!

    ResponderExcluir
  2. eu acho um absurdo o desativamento da BAST.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Angela e gostaria de saber como posso ingreçar na força aerea,tenho 15 anos e estou indo para o ensino medio .
    Agradeço se me responderem.Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Angela dá uma olhada neste site acho que voc~e vai achar tudo que precisa saber

    http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=ingresso

    ResponderExcluir
  5. servi en santos na classe 1955sai em 1976 , me mudei p usa florida nunca mais tive contactoc niguem por la? gostari de trocar imfomacaoes

    ResponderExcluir
  6. que absurdo ! tem tradicoes, tomara que nao aconteca isso

    ResponderExcluir
  7. Eliana Nunes Januario Ohara12 de maio de 2011 às 12:50

    A Base Aérea de Santos, me traz boas lembranças de infância. Frequentava a casa de um primo do meu pai. Perdi contato com ele e seus filhos. Gostaria muito de notícias.O nome dele é Antonio Silvério, os filhos: Sandra, Marcos , Antonio e Tania.
    Por favor se alguém puder ajudar...

    ResponderExcluir
  8. Antonio Carlos do Amaral21 de julho de 2011 às 13:47

    Meu nome é Antonio Carlos do Amaral
    Nasci em Santos mas em 1947 (com dois anos) fui morar em Vicente de Carvalho à rua Mato Grosso, bém próximo da base Aérea.
    Em 1958 eu e alguns colegas torcedores fanáticos do Santos FC,estivemos lá bém proxímos ao avião que levava o rei Pelé,Gilmar,Zito e o canhão da vila - O senhor Pepe ,para a copa do mundo,naquela ocasião.

    ResponderExcluir