Praia das Astúrias

Astúrias - Situa-se ao lado direito de Guarujá, a oeste da ilha, conhecido como Recanto das Astúrias, com 800 metros de extensão.



Esta separada de Pitangueiras por um costão de pedras, é uma espécie de prolongamento natural da primeira em menor escala. Situa-se a oeste da Ilha de Santo Amaro. É uma das praias mais charmosas do Guarujá, bastante frequentada por turistas



 É uma praia de águas calmas, boa para banho de mar, no calçadão há quiosques, bancos e coqueiros, dando um ar especial a esta praia. Da  Ponta das Galhetas pode-se admirar as praias de Pitangueiras e Enseada e, também praticar a pesca



 A Praia das Astúrias se caracteriza por barcos de pescadores e barracas de venda de pescados. Astúrias não seria o seu nome, sua denominação correta é Praia de Guarujá.
 Porém, segundo antigos moradores, havia na região um restaurante de comerciante procedente da cidade de Astúrias, na Espanha.




 Ele deu à casa, o nome de sua terra natal. Outros dizem que a história é diferente: haveria naquela região, muitas aves conhecidas como astúrias,anteriormente, só existiam pequenas casas e algumas colônias de férias.



 Também era possível ver a puxada da rede no período da manhã, mas no final da década de 70, o aspecto natural começou a ser modificado, com o surgimento de imensos prédios em sua orla.



Hoje, após protestos de vários ecologistas, que nada adiantou, a Ponta das Galhetas, uma das mais belas vistas da cidade, que localiza-se no final da praia, foi destruída dando lugar a um edifício, de qualquer forma a praia das Astúrias é uma bela praia para se curtir o verão com a família e os amigos

Um comentário:

  1. gostaria de saber, se ainda existe a antiga colonia de férias do banco bandeirantes, que era conhecida como TREVO VERDE.

    ResponderExcluir