Catraia Santos Guarujá

A catraia é a embarcação que leva pessoas de Vicente de Carvalho à Santos e de Santos à Vicente de Carvalho, algumas pessoas tem medo de pegar a catraia por ser uma embarcação pequena e que passa pelo meio do mar, veja o vídeo:


Existe também além da catraia a barca, a barca é um transporte maior e muitos preferem pegar a barca para atravessar para Santos ou Vicente de Carvalho .

Fotos da catraia

Muitos se divertem pegando a catraia, por ser um transporte ao ar livre é muito gostosa a sensação do vento ao rosto, enquanto a catraia vai se dirigindo ao seu destino.
Alguns turistas pegam a catraia só por diversão, mas ela é um meio de transporte muito usado por trabalhadores, estudantes e pessoas em geral .



A barca também é muito usada e tem capacidade para um número muito maior de pessoas, algumas barcas suportam mais de 1000 passageiros, existe uma estação de barcas no Ferry Boat no Guarujá e outra em Vicente de Carvalho no distrito, ambas em direção a dois pontos diferentes de Santos.
Somente no Ferry Boat não tem catraia, mas tem uma embarcação menor também chamada popularmente de barquinha e também as barcas.


No Ferry Boat tem também as balsas que transportam veículos de um lado ao outro de Santos e Guarujá.


As balsas São plataformas flutuantes que transportam carros, motos e bicicletas, veja na figura acima a visão panorâmica das balsas.


8 comentários:

  1. no dia 6 07 2011 peguei uma catraia de nome sete de setembro ela tava toda podre os bancos faltando pedaco nau deu outra o condutor nen tinha controle da embarcacao ela quase nao conssegiu chegar ao lado de santos e o condutor batei com tudo na parade do cais depois saiu arrastando a embarcacao na parede e ainda batei en outra catraia todo mundo se assustou e quase se machucarao coma pancada isso foi as 7:30 da manha liguei na capitania e nao tive susseso o que fazer ois sao 17 pessoas correndo risco oque fazer

    ResponderExcluir
  2. acidentes no trabalho acontece , pois esse meio de tranporte e muito seguro por ser uma embarcação pequena ,ela fica vuneralvel as marolas ,quando passa embarcações em alta velocidade no meio do canal , se vcs parar pra pensar e mais facil cair um avião do que afundar uma catraia muitos passageiros não tem noçao o que é navegar , e falam qualquer coisa ,eu trabalho a 5 anos fazendo esse percuso e nunca vi acontece um acidente com vitima fatal,
    os passageiros tem que ter muito atenção ao embarcar pois ao subirem na embarcação vem tudo de uma vez eles esquecem que ela flutua ecedendo o pesso na proa , assinado leonardo (thyco),catraeiro profissional ,

    ResponderExcluir
  3. eu quero andar na catraia. vim de Bauru só pra isso!
    Será que é perigoso?
    Meu amigo Leão disse que não.
    Tá bom. Vamos amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Não é perigoso,apenas algumas pessoas tem medo de subir nela e sair, aconteça oque acontecer a catraia é até mais segura que a própria barca,numa esstatistica quase nula e absurda de acontecer qualquer coisa é mais fácil se salvar pois ninguem fica preso dentro dela

    ResponderExcluir
  5. Eu já andei e não aconteceu nada fora do 'normal'.. tranquilo

    ResponderExcluir
  6. A catraia é um meio bem rápido de atravessar o estuário.Uma pena que ,boa parte dos catraeiros não tem o mínimo bom senso,superlotando as embarcações quando os fiscais não estão de olho,não compensando o peso dos dois lados e cometendo algumas infrações como afastar a embarcação com passageiro ainda na ponta da proa ( muitas vezes idosos ou mulher carregando criança de colo ). Quando acontece algo ruim ,agem com desrespeito,com palavrões e ainda dizem ¨não tá satisfeito,vá de Dersa!¨ como se fossemos obrigados nos conformar com o péssimo tratamento. Alguns são mais atentos,nunca lotando demais,mantendo as embarcações arrumadinhas e respeitando os que não tem muita prática ou equilibrio para entrar na embarcação. Já vivenciei algumas ¨barbeiragens¨. Uma certa noite,eu voltava de Santos,era por volta de 23h.esperei na rampa com outros 5 passageiros até que encostou uma catraia.Eu era a segunda da fila,tinha um senhor de idade que entrou primeiro.Quando ele foi descer a escadinha,levou um tombo feio por que o catraeiro havia retirado a escadinha e no escuro,o senhor não viu.Machucou o joelho.Os homens que estavam na fila atras de mim discutiram feio com o catraeiro que respondeu ofensivamente.Os homens chegando em vicente de carvalho até tentaram chamar a policia mas nem sei no que deu por que fui embora dali,senão perderia meu onibus.Outra vez foi uma embarcação chamada glória do painho que lotou numa sexta feira por volta das 18h (infelizmente não anotei o dia) a catraia com 21 passageiros ( limite é de 17 ) tendo mais passageiros de um lado do que de outro.Saiu totalmente descompenbsada por causa do peso,mais inclinada pra um dos lados. No meio do estuário começou a balançar e num dado momento a proa abaixou tanto que entrou agua na catraia.Detalhe,não passou nenhum barco que causasse marolas. As bordas estavam tão rentes a água que devia estar medindo um palmo apenas.ou seja,aquele dia só não virou por muita sorte mesmo,e foi a primeira vez que tive medo,não por causa de afogamento,pelo menos sei nadar,mas aquele dia eu tinha que fazer trabalho da faculdade e estava carregando um notebook do meu namorado na mochila,meu DS e o PSP dele além dos livros da biblioteca da faculdade e fiquei apavorada,pois,como eu iria reembolsar aquilo tudo? Duvido que me indenizariam! Depois disso comecei a recusar certas catraias,vou apenas nas que eu confio ou que eu sinta alguma segurança. Outra coisa ruim é quando alguns catraeiros passam bem rente a parede do canal e respinga aquela água de esgoto misturada com água do mar nas pessoas.Me irrita ver as pessoas arrumadinhas para trabalhar,muitas vezes em hospital,e saem da catraia molhados,fedidos e com a roupa toda manchada .Enquanto a catraia está no estuário,tudo bem,é água do mar,poluida mas é só água.Já no ¨túnel¨ é esgoto puro de Santos.
    A gente só utiliza esse meio de transporte por que,realmente,é mais perto de onde a gente precisa ir para trabalhar ou estudar.Pela barca além de demorado muitas vezes é contra-mão. Pela barquinha do ferry boat é muito melhor,são mais educados e é mais segura,mas é ainda mais contra-mão que a barca. O valor de todas as passagens é o mesmo,não entendo por que os catraeiros não podem melhorar,pelo menos um pouco,o tratamento para com seus passageiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou catraeiro a 23 anos e em alguns comentarios concordo com voce.Nos tempos de hoje existem catraeiros novos que acham que aquele transporte e algum tipo de brincadeira como tambem alguns mais velhos sem o minimo de educacao.Como todo setor de trabalho existem uns melhores e outros piores.A respeito de respingar a agua no canal voce pode ter certesa que nois ficamos chateados tambem e se encostamos a catraia no canal e para poder passar uma pela outra.E se voce antes de fazer o seu julgamento pessoal procurasse reparar em que um determinado nivel do mar no canal ela respinga por qualquer coisa.Para encerrar aquela travessia existe a quase cem anos e nos tempos de hoje esta cada veis mais dificil manter a embarcacao em perfeito estado pois a tarifa que voce paga e uma miseria.E se voce hoje utiliza esse transporte de gracas a DEUS por ter saude e poder utilizar porque o seu municipio e seu estado nunca pensou em voce.Desculpe desde ja por alguma coisa e tenha um feliz 2013.

      Excluir
  7. quem sabe qual foi a data de estreia da catraia

    ResponderExcluir