Proibição de tendas na praia

FOLHA VERÃO

RICARDO GALLO

A Prefeitura do Guarujá decidiu fazer blitze para barrar tendas e barracas nas praias. Lei local de 1998 proíbe a colocação dos acessórios -o problema é que os turistas não sabem disso.



E não será dessa vez que saberão: a prefeitura abriu concorrência em 2010 para instalar placas na orla, mas, por problemas com o fornecedor, o processo terá de ser refeito, diz Roberto Lancellotti, chefe da fiscalização.
Resultado: as praias que os banhistas mais frequentam não têm sinalização, como Pitangueiras, Enseada e Astúrias. As únicas placas estão na praia de Pernambuco.
Embora em menor quantidade que os guarda-sóis, as tendas são comuns no local. A Folha viu ao menos cinco ontem em Pitangueiras.


Sem placas, o trabalho dos fiscais fica improvisado. Neste verão, a equipe entrega folhetos aos que colocam tenda na praia.
Usa-se o "bom senso", segundo Roberto Lancellotti: se houver crianças sob a tenda, os fiscais não exigem o desmonte imediato; os banhistas, afirma, são orientados a não instalar o acessório no dia seguinte.


Reincidentes têm de fechar a tenda -em 8 de janeiro, um sábado, duas foram desmontadas. Quem resistir pode ser multado em R$ 500 -nenhuma foi aplicada até agora.
A intenção da prefeitura é colocar os avisos sobre a proibição até o Carnaval.

4 comentários:

  1. Tá certíssimo. De circo (tenda) basta a prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Me perdoem pela ignorância, mas não vejo problema na montagem das tendas. Quem tem criança (como eu), precisa de um espaço para que elas possam curtir a praia sem correr o risco (e o desconforto) de uma insolação.
    Amo o Guarujá. Sempre passamos as férias aí, mas ultimamente as notícias que recebemos são péssimas.
    As autoridades deveriam se preocupar mais com a limpeza pública, segurança e a qualidade da água (sem contaminação por esgoto e os famosos surtos de virose), do que com bobagens como proibir montagens de tendas, as quais são usadas para protegerem os turistas do sol forte.

    ResponderExcluir
  3. Ah, só pra complementar, protetor solar (ou bloqueador) não é suficiente para os meus filhos que são extremamente branquinhos.
    Passo a cada 2h, em caso de ficarem muito tempo na água, ou suarem demais, retoco a cada hora e mesmo assim, preciso deixá-los com camisetas, bonés e até mesmo bermudas para evitar queimaduras solares.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia,não é ignorância sua não você está certa e tem o direito de expressar sua opnião, um Bom dia.

    ResponderExcluir