Túnel Santos Guarujá só em 2016
Muitos ainda perguntam sobre o túnel que ligará Santos ao Guarujá,após ficar parado no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por cerca de um mês, o projeto do túnel de R$ 1,3 bilhão entre Santos e Guarujá voltou a tramitar no governo estadual.
O edital de reabertura da concorrência pública para contratar uma empresa para fazer o projeto executivo da ligação seca entre as duas cidades abordou este assunto.
As empresas interessadas agora têm até o dia 23 para entregar suas propostas.
O TCE havia paralisado o edital em fevereiro deste ano, em caráter liminar. A decisão tomou por base uma representação feita por um advogado, que contestou as exigências impostas pela empresa estatal responsável pela contratação, a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa).
A ligação imersa que conectará as duas cidades da Baixada Santista vai adotar tecnologia inédita no Brasil.
Ela terá profundidade mínima de 21 metros e será feita com módulos pré-moldados, que serão mergulhados no fundo do canal por meio de um guindaste. O túnel terá 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e espaço para um futuro prolongamento do ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT, um bonde moderno) que será construído na Baixada.
Mas a obra ainda está longe de sair do papel. Após o término desta licitação, o projeto executivo demorará ainda um ano até ser concluído - e só aí o governo poderá começar o licenciamento ambiental e a contratação das obras.
A previsão é de que o túnel seja inaugurado apenas em 2016, na próxima gestão. Depois de ficar pronta, a ligação deverá ser concedida a uma empresa privada, que cobrará pedágio na travessia, em troca da manutenção.
fonte: Estadão.com.br
O edital de reabertura da concorrência pública para contratar uma empresa para fazer o projeto executivo da ligação seca entre as duas cidades abordou este assunto.
As empresas interessadas agora têm até o dia 23 para entregar suas propostas.
O TCE havia paralisado o edital em fevereiro deste ano, em caráter liminar. A decisão tomou por base uma representação feita por um advogado, que contestou as exigências impostas pela empresa estatal responsável pela contratação, a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa).
Foto do Euro túnel
A ligação imersa que conectará as duas cidades da Baixada Santista vai adotar tecnologia inédita no Brasil.
Ela terá profundidade mínima de 21 metros e será feita com módulos pré-moldados, que serão mergulhados no fundo do canal por meio de um guindaste. O túnel terá 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e espaço para um futuro prolongamento do ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT, um bonde moderno) que será construído na Baixada.
Mas a obra ainda está longe de sair do papel. Após o término desta licitação, o projeto executivo demorará ainda um ano até ser concluído - e só aí o governo poderá começar o licenciamento ambiental e a contratação das obras.
A previsão é de que o túnel seja inaugurado apenas em 2016, na próxima gestão. Depois de ficar pronta, a ligação deverá ser concedida a uma empresa privada, que cobrará pedágio na travessia, em troca da manutenção.
fonte: Estadão.com.br
Post a Comment