praia,sol e cuidados com a pele

A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento.

O Fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.

      

A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a Gente da Pele Bronzeada. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis.
A pele, assim como todo o corpo humano, é formada por células. As células tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Um desarranjo no DNA é que provoca o câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele.
O Fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol, ao longo da vida.



                
 Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.
Portanto, sol pode provocar câncer e envelhece a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor natural da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos deletérios do sol. Talvez em algum tempo o bronzeado exagerado pode se tornar brega, o que seria muito saudável.


Ação do Sol na Pele:

Aumenta a aspereza
Aumenta as rugas
Diminue a elasticidade
Aumenta a flacidez
Aumenta a pigmentação


Cuidados :

Evite tomar muito sol

Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza, se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento

Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã

O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege  tão bem em relação ao câncer de pele.

As máquinas de bronzear também provocam câncer e envelhecem como o sol. Não são seguras
O filtro solar sai com água e suor?
Sai, e isso diminui mais ainda o tempo de proteção. Deve-se passar camadas mais grossas de filtro e se estiver exposto á sol forte ou por muito tempo deve-se repetir a aplicação em intervalos de 2 hs.


Quando o céu está nublado é preciso usar filtro solar?
É, o céu nublado só diminui a exposição solar em 10%, é quase como se não houvesse nuvens. É necessário a fotoproteção.



Um guarda sol na praia evita as complicações da exposição à luz solar?
Protege um pouco, a luz reflete na areia e também na água da piscina e nos pisos claros, e atinge quem está sob o guarda sol .


Qual a quantidade de filtro que deve ser passada no rosto e no corpo?
A maior que seja confortável e economicamente viável.


Quem tem pele morena precisa proteção solar?
Precisa, menos do que quem tem pele clara, mas também existe câncer de pele e fotoenvelhecimento em peles morenas.

2 comentários: