Túnel do tempo

A  inauguração da estação de Itapema, em 2/9/1893, é relatado no livro de Waldemar Stiel, História dos Transportes Coletivos de São Paulo: '(...) (O trem da SPR, com várias autoridades) chegou a Santos às 13:30, e em bondes especiais dirigiram-se à Alfândega, onde tomaram o vaporzinho Cidade de São Paulo, a fim de atravessar o estuário. (...) Em Itapema tomaram o trem inaugural, que em pouco tempo passava em frente ao Grande Hotel (...)'.



A estação de Itapema e o bonde elétrico, sem data  Foto: coleção do pesquisador Marcello Talamo, de São Paulo/SP


A estação durou lá até 1935, quando, já caindo aos pedaços, foi desativada e substituída por outra, a dois quarteirões da praia, na avenida Leomil. Um ano antes, parte do telhado da plataforma havia desabado. Logo que mudado o ponto de embarque, a velha estação foi demolida




A famosa locomotiva Maria Fumaça ganhou honrosa aposentadoria, após 63 anos de atividades: conforme noticiava o jornal santista A Tribuna em 17/5/1959, seria inaugurada então a tenda onde ela ficaria exposta à visitação pública. O pavilhão está situado na Av. Leomil, esquina com Av. Puglisi, no Centro do Guarujá.

Nenhum comentário