Túnel do Tempo,Guarujá Forever

A pedidos de leitores do site fiz uma varredura na net em busca de arquivos sobre o Guarujá e achei coisas preciosas,muitas  fotos antigas e apesar de não ter vivido aquela época me trouxe muita nostalgia, deu bastante trabalho achar estes arquivos mas valeu a pena, acho que este tipo de material precisa ser mais divulgado, poucos conhecem sobre a história do guarujá ,eu me emocionei vendo as fotos, e tem relato de uma professora que achei sobre o Guarujá que acho que vale  a pena divulgar aqui.



Foto  praia das Astúrias.



Carros de Banho

Esta foto foi tirada, em 1897 e G uarujá ainda era distrito de Santos - época em que as famílias da alta sociedade paulista começaram a adotar uma solução original para se defenderem do sol em suas tardes de veraneio naquelas praias.

Elias Chaves importou dos Estados Unidos alguns chalés de madeira então considerados elegantes, que (conforme então divulgado) ofereciam o conforto de uma vivenda e ainda podiam levar os banhistas, sobre rodas, até a beira da água, evitando que eles se bronzeassem - o que, na época, era tido como antiestético e vulgar, além de envelhecer prematuramente as pessoas que se expunham ao sol.



Fotos do Grande Hotel La Plage.

Um dos mais famosos estabelecimentos hoteleiros do Guarujá, o Grande Hotel La Plage - teve em 1892 uma instalação inicial em madeira importada, ao estilo do faroeste norte-americano, destruída em dezembro de 1897 por um incêndio.



Um dos mais famosos estabelecimentos hoteleiros do Guarujá, o Grande Hotel La Plage - foi destruído por um incêndio em dezembro de 1897. Foi então reconstruído,  na forma de uma instalação modesta em alvenaria, substituída em 1912 pela terceira versão do hotel.

Essa terceira edificação, terminada de construir (por Ramos de Azevedo) em 1912 na Praia de Pitangueiras (e demolido em 1959) - teve sua imagem espalhada pelo mundo, em fotos, pinturas e cartões postais.



Nas festas juninas, soltar balões era uma das grandes diversões, numa época remota em que era mínimo o risco de incendiarem uma casa ou causarem sinistros em refinarias e outras instalações. Existiam competições para determinar o maior balão, o mais original, o que se elevava a maior altura, o que percorria maior distância etc. Nesta foto, a família paulistana Penteado soltando seu balão, num pátio do Grande Hotel de Guarujá, nos primeiros anos do século XX:

Pra não ficar muito extenso Continua no próximo post Aguardem

Nenhum comentário